Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas
12 abr

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas

Notícias

A gestão de pessoas é definida como o conjunto de políticas e práticas necessárias com o intuito de direcionar os indivíduos no contexto organizacional. As políticas de gestão de pessoas referem-se à orientação geral que especifica os limites dentro dos quais as ações devem ocorrer. As práticas de gestão de pessoas, que denota as ações tomadas, encontram-se inter-relacionadas e impactam diretamente no envolvimento dos indivíduos com as suas atribuições e com a organização na qual encontram-se inseridos.

A relação que se estabelece entre trabalhador e organização é sempre baseada no princípio de reciprocidade. O trabalhador oferece à organização sua força de trabalho, seu potencial, dedicação, investimento cognitivo, psicológico, e espera receber em troca o reconhecimento pelos serviços prestados, seja através do investimento em cursos e treinamentos para que ele se desenvolva e com o decorrer do tempo tenha perspectiva de crescimento, seja por intermédio do fornecimento de uma melhor remuneração. O empregado espera também receber um suporte organizacional por toda a dedicação e empenho em prol do alcance dos objetivos organizacionais.

Ao fornecer satisfatórias propostas de compensação e ao buscar descrever e explanar, de maneira clara e objetiva, as suas metas e propósitos, as organizações tendem a manter em seu quadro empregados cada vez mais envolvidos e comprometidos. o comprometimento do empregado com a organização é possível de ser obtido a partir do instante em que as organizações conseguem minimizar possíveis discrepâncias entre os anseios dos empregados e as suas devidas compensações, entre as expectativas do trabalho e a realidade propriamente dita e entre as metas e as realizações. Além disso, é de grande importância que as organizações consigam conciliar a sua missão e seus propósitos com os artifícios e compensações.

Assim, todas as ações desenvolvidas nas organizações em termos de estratégias de gestão são ações que sinalizam sobre esse cuidado, sobre esse investimento que a organização faz no trabalhador. Por conta disso, investir em estratégias apropriadas de gestão de pessoas pode ajudar a aumentar as chances de que o trabalhador se envolva, participe, se engaje e se comprometa com a organização. Especialmente na conjuntura atual do mercado de trabalho, de intensas e significativas transformações, há uma necessidade imediata de serem elaboradas e implantadas políticas organizacionais que tenham como foco o fortalecimento do vínculo entre os indivíduos e as organizações.

Como estão as políticas organizacionais na sua empresa? As práticas de gestão de pessoas têm realmente fortalecido o vínculo dos colaboradores com a organização? Compartilhem conosco como tem sido essa experiência.

 

 

 

compartilhar

BUSCA

Categorias