Quem está obrigado a escriturar  os valores retidos na fonte de PIS/COFINS na EFD Contribuições? E como realizar esta escrituração?
13 abr

Quem está obrigado a escriturar  os valores retidos na fonte de PIS/COFINS na EFD Contribuições? E como realizar esta escrituração?

Notícias

A retenção de impostos é uma modo que o Governo Federal tem para antecipar uma parte dos valores que devem ser pagos pelos contribuintes, com a finalidade de controlar e antecipar a arrecadação dos impostos.

Existem previsões na legislações em que ocorre a retenção na fonte do  PIS e da COFINS, e essas retenções devem ser escritura no arquivo magnético EFD Contribuições. E é por meio desta obrigação digital que a Receita Federal  irá controlar essas informações. A empresa beneficiária da retenção, ou seja, que sofreu a retenção na fonte, é que  está obrigada a escriturar  os valores retidos na fonte do PIS da COFINS no arquivo EFD Contribuições.

Os registros que devem ser preenchidos com as retenções são:

  • Registro A100 : Notas fiscais de Serviços tomados e prestados;
  • Registro F600: Contribuição Retida na Fonte pagas pelas Pessoa Jurídica, ou seja, só escritura esse registro quem for o beneficiário do rendimento;
  • Registro 1300  e 1700 : Controles dos valores retidos na Fonte do Pis/Pasep e da COFINS. Esses registros são utilizados para realizar o controle de eventuais saldos de retenção na fonte.
compartilhar

BUSCA

Categorias