Notícias

IRPF: Casais com união estável podem declarar o Imposto de Renda em conjunto?

A Receita Federal permite que pessoas casadas oficialmente declarem o Imposto de Renda de forma conjunta, ou seja, uma única declaração para os dois contribuintes. Mas, o que algumas pessoas não sabem é que essa possibilidade também está disponível para casais que tenham acordo de união estável.

“Quem é casado, vive em união estável ou tem companheiro ou companheira há mais de cinco anos — incluindo também relações homoafetivas — pode fazer a declaração do Imposto de Renda em conjunto ou separadamente”, esclarece Paulo Tavares, Diretor da Cunha & Tavares Contabilidade (GBrasil | Macapá – AP).

Conforme explica o contador, no caso de relações não oficializadas, é preciso que os casais tenham vida em comum por mais de cinco anos ou tenham tido um filho nesse período. Cumpridos esses requisitos, o contribuinte pode indicar o cônjuge como dependente para dedução do imposto.

Leia também: Cônjuges devem avaliar se o melhor é declaração conjunta ou separada

“Nem sempre, porém, essa opção é a mais vantajosa. Em geral, só faz sentido se um deles não tem renda própria”, alerta Tavares.

Para entender se a declaração conjunta é a opção mais econômica para o seu caso, procure por um contador que simule as vantagens das deduções e da tributação em conjunto

 

Fonte: GBrasil

COMPARTILHAR

Busca

Pesquisar

Categorias

Categorias
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre: Nossa Política de Privacidade!