Pular para o conteúdo
Área do cliente
  • Home
  • Empresa
    • Empresa
    • Política Integrada de Qualidade
  • Mídia
  • Serviços
  • Notícias
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Menu
  • Home
  • Empresa
    • Empresa
    • Política Integrada de Qualidade
  • Mídia
  • Serviços
  • Notícias
  • Trabalhe Conosco
  • Contato

Notícias

CUIDADO! QR Code do Pix e boletos bancários de contas de consumo estão sendo alterados para redirecionar pagamentos à golpistas

A empresa de tecnologia e segurança cibernética Kaspersky identificou um novo golpe envolvendo algumas das formas mais comuns de pagamentos no Brasil: o Pix e o boleto bancário.

O golpe, que visa pessoas físicas e jurídicas, consiste na alteração do QR Code do Pix ou do código de barras dos boletos, redirecionando o pagamento feito para contas de laranjas. As principais contas visadas são as de luz, telefonia e outras contas que são enviadas via e-mail.

Os criminosos reformularam a ferramenta Reboleto para viabilizar a fraude, que é utilizada para revalidar boletos vencidos. Assim, os golpistas editam os dados de pagamento do PDF anexado enviado ao e-mail do cliente. A modificação do boleto é feita diretamente no e-mail, sem o dono da conta suspeitar.

Dessa forma, os fundos das vítimas são acessados sem sequer invadir computadores e celulares com vírus.

Os golpistas aproveitam vazamentos de dados de brasileiros para acessar os e-mails, onde buscam mensagens e contas pendentes. Ao encontrar os PDFs com as contas, eles editam o documento pelo Reboleto e marcam como não lido, dando impressão de que aquela conta ainda não foi paga.

A principal forma de se proteger do golpe é conferindo o destinatário do pagamento após a leitura do código de barras ou do QR Code antes de finalizar o pagamento. Caso os dados sejam diferentes da prestadora de serviço, não faça o pagamento e entre em contato com a empresa solicitando a verificação do boleto ou nova emissão.

O serviço de Débito Direto Autorizado (DDA) disponível pelo internet banking também permite a conferência dos dados de pagamento, verificando se são iguais aos da fatura enviada por e-mail.

Fonte: Portal Contábeis

COMPARTILHAR

Voltar

Busca

Pesquisar

Categorias

Categorias
  • Rua Torquato Bahia, nº 4, Edf. Raimundo Magalhães, 6º andar, Comércio – Salvador – Bahia | CEP 40015-110
  • 71 2104-5400
  • contato@organizacaosilveira.com.br
Área do cliente
Linkedin-in Youtube Instagram Facebook-f
© 2022 Organização Silveira. Todos os direitos reservados