Notícias

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para produtores rurais a partir de fevereiro de 2025

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) substituirá versão em papel para produtores rurais a partir de 2025

A partir de 2025, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passará a substituir completamente a emissão de notas fiscais em papel para produtores rurais em todo o Brasil. A medida, que visa garantir maior transparência, segurança e controle nas operações, será implementada de forma gradual, considerando o âmbito das operações e a receita bruta de cada produtor.

Diferentemente dos métodos tradicionais, como o talão de papel ou a nota fiscal avulsa, a NF-e será emitida exclusivamente no formato digital, com registro eletrônico. Além de documentar transações, ela permitirá o recolhimento automático de eventuais taxas. Para emitir a NF-e, o produtor precisará de um CPF e de sua inscrição estadual.

Prazos e Regras de Obrigatoriedade

Conforme o Ajuste SINIEF nº 27/2024, publicado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), as regras para a obrigatoriedade da NF-e serão aplicadas da seguinte forma:

  • A partir de 3 de fevereiro de 2025: Produtores rurais com receita bruta anual superior a R$ 360.000,00, em qualquer um dos anos de 2023 ou 2024, deverão emitir a NF-e para operações internas.
  • A partir de 5 de janeiro de 2026: A obrigatoriedade será estendida aos demais produtores rurais para operações internas.
  • Operações interestaduais: A emissão da NF-e já é obrigatória para todos os produtores, independentemente do faturamento.

Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

COMPARTILHAR

Busca

Pesquisar

Categorias

Categorias
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre: Nossa Política de Privacidade!